Leitura orientada
Maio a junho de 2025
"Cartas de amor à moda (com) Camões"
No contexto do ensino das disciplinas Português e História e Geografia de Portugal, em articulação com a Biblioteca Escolar, deu-se início a um projeto chamado "Cartas de Amor à moda de Camões", estimulando os alunos a elaborarem as suas próprias mensagens amorosas, baseadas na linguagem tradicional camoniana.
Para que tal fosse possível, apresentou-se aos alunos e analisou-se com eles, um exemplo de uma carta escrita por Camões, explicando-lhes os elementos que constituíam o documento, dando ênfase nas diferentes formas de tratamento apresentadas na carta informal atual e na carta camoniana. Seguidamente lemos e analisamos formalmente o poema "Amor é fogo que arde sem se ver".
No contexto do ensino das disciplinas Português e História e Geografia de Portugal, em articulação com a Biblioteca Escolar, deu-se início a um projeto chamado "Cartas de Amor à moda de Camões", estimulando os alunos a elaborarem as suas próprias mensagens amorosas, baseadas na linguagem tradicional camoniana.
Para que tal fosse possível, apresentou-se aos alunos e analisou-se com eles, um exemplo de uma carta escrita por Camões, explicando-lhes os elementos que constituíam o documento, dando ênfase nas diferentes formas de tratamento apresentadas na carta informal atual e na carta camoniana. Seguidamente lemos e analisamos formalmente o poema "Amor é fogo que arde sem se ver".
A atividade foi elaborada com o intuito de envolver os alunos nas fases do processo criativo, desde a criação da carta, uso de iluminuras até à decoração manual do papel. Esta abordagem destaca a criatividade, a importância do trabalho manual e da expressão individual escrita e imaginativa, com cada grupo a dar o seu toque pessoal à carta.
Em sequência ao projeto, as aulas onde foram realizadas mostraram-se particularmente cativantes e os alunos envolveram-se de forma entusiasmada.
As cartas foram decoradas com técnicas como a aplicação de café para envelhecer o papel e a queima das bordas, gerando uma situação mais real e cativante para os alunos, como parte integrante de todo este processo. Paralelamente, foram sendo analisados e corrigidos os textos elaborados, possibilitando que fossem transcritos com maior precisão. A interação entre criatividade, escrita e revisão textual possibilitou que os alunos investigassem várias áreas de utilização da linguagem.
Esta atividade revelou-se particularmente interessante por conjugar criatividade, expressão escrita e um certo cuidado estético, permitindo uma abordagem mais motivadora e interdisciplinar.
Feito o trabalho físico, os alunos leram e apresentaram à turma as suas produções.
Este trabalho, das turmas de 5º ano, foi apresentado à comunidade escolar no dia da Comunidade Intercultural, com a recriação da declamação dos textos em vídeos, feitos previamente e a exposição realizada na Biblioteca Escolar. Neste espaço foi recriado um espaço de escrita como no tempo de Camões (os alunos poderiam utilizar papel que já tinha sido escurecido para escreverem com canetas de aparo) juntamente com os trabalhos realizados.
No 3º Ciclo a atividade também foi desenvolvida, numa dinâmica similar, pelas turmas do 7º ano, com o nome "Cartas de amor com Camões" em colaboração com os professores de Português.
Tecnologias Sim
Atividade presencial (Anual)
Disciplinas - Português e História e Geografia de Portugal
Nível de ensino - 2.º e 3º ciclos
Ano de escolaridade - 5.º e 7.º anos
N.º de turmas - 13
Novembro de 2024 a fevereiro de 2025
"Camões, quem és tu?"
A BE em articulação com as disciplinas de Português e Estudo do Meio, realizou uma atividade que se desenrolou em quatro sessões e culminou com a escrita da biografia do Poeta Português. Par além disso, os alunos foram convidados a declamar algumas das suas poesias mais conhecidas.
Presencial (Trimestral)
Tecnologias: Sim
Disciplinas - Português e Estudo do meio
Nível de ensino - 1º Ciclo
Ano de escolaridade - 3º e 4º
N.º de turmas - 6
Abril a maio de 2024
"Estado Novo vs Democracia"
Estado Novo vs Democracia na obra de Mia Couto
Espaço de reflexão em torno da leitura dos livros "Vinte e Zinco" e "Cada homem é uma raça", de Mia Couto - tempo para ler e pensar - enquadrado nas comemorações do 25 de abril.
Tecnologias Sim
Atividade presencial (Trimestral)
Disciplinas - Português
Nível de ensino - 3.º ciclo
Ano de escolaridade - 9.º
N.º de turmas - 1
Abril de 2024
"A primavera silenciosa"
Espaço de reflexão em torno da leitura do livro "A Primavera Silenciosa", de Rachel Carson - tempo para ler e pensar - com enquadramento da Filosofia da Ciência sobre as questões ecológicas.
Presencial (Anual)
Tecnologias: Não
Disciplinas - Filosofia e Física e Química
Nível de ensino - secundário
Ano de escolaridade - 11.º
N.º de turmas - 2
Abril de 2024
"Era uma vez o 25 de abril"
Espaço de reflexão em torno da leitura do livro "Era uma vez o 25 de abril", de José Fanha - tempo para ler e pensar - enquadrado nas comemorações do 25 de abril.
Presencial (Trimestral)
Tecnologias: Sim
Disciplinas - História
Nível de ensino - 3.º ciclo
Ano de escolaridade - 8.º e 9.º
N.º de turmas - 5


Março de 2024
"O Príncipe nabo"
"O príncipe nabo" de Ilse Losa convertido em sólidos geométricos, com estudo dos títulos nobiliárquicos e a elaboração de cartões de apresentação foi uma exposição que esteve patente na Biblioteca Escolar e muito tem agrado aos alunos verem os seus trabalhos em destaque e valorizados pela Comunidade Educativa.
Os alunos do 5º B, leram e "dramatizaram" a obra: "O Príncipe Nabo", de Ilse Losa, na aula de português com a Professora Sónia Pereira Teixeira. Ao longo da leitura, os alunos leitores conseguiram sentir várias emoções em relação às personagens… A princesa Beatriz, ao longo do primeiro ato, irritou os nossos pequenos leitores pela sua postura rebelde, mimada e trocista. A Marquesa de Fanfarronada arrancou as melhoras gargalhadas, aos nossos leitores, impossível não rir ao som dos "rr" carregados nas falas da Marquesa, concordam? O Rei e o Marechal da corte foram os personagens bem recebidos e compreendidos, afinal só queriam assegurar que o reino da Abundância tivesse um príncipe consorte e já não aguentavam a procura pelo príncipe perfeito, da princesa trocista! A cada rejeição, da princesa Beatriz aos seus pretendentes, sentiu-se a solidariedade e compaixão nos olhares e nos comentários feitos em sala de aula… A leitura é mágica quando sentida! A leitura desperta a nossa empatia! E com esta obra, asseguro que as emoções estiveram ao rubro!
Envolvidos neste encantamento, da leitura dramatizada, deu-se continuidade à exploração da obra: "O Príncipe Nabo", através da articulação com as disciplinas de Matemática, História e Geografia de Portugal e Inglês. A partir de uma planificação de sólidos geométricos, "nasceram" na aula de matemática, a princesa Beatriz e o príncipe Austero, ou como diria a nossa princesa, "o príncipe Nabo da Nabolândia"! E se o título da obra apresenta um título nobiliárquico - "O Príncipe Nabo"- em História e Geografia de Portugal, os nossos pequenos Historiadores pesquisaram e registaram os títulos nobiliárquicos, concedidos desde a Antiguidade, a pessoas que faziam parte da Nobreza. Na disciplina de Inglês traduziram os títulos reiterando que o objetivo era estabelecer uma relação de vassalagem entre o nobre e o Rei.
Na aula de português, a atividade terminou com a escrita de um cartão de apresentação, em que cada aluno assumiu ser a princesa Beatriz ou o Príncipe Austero e apresentou-se, física e/ou psicologicamente, ao "Reino".


Março de 2024
"Dia da Árvore / Dia da Poesia"
Partindo da leitura da parte inicial da história "A árvore generosa", de Shel Silverstein, os alunos imaginaram finais diferentes. Em seguida leram o final da história original e dramatizaram-na como forma de comemoração do Dia da Árvore/Dia da Poesia.
Finalmente, os alunos fizeram Herbários, recolhendo do jardim da Escola / Parques / Casa plantas que depois classificaram. Os Herbários foram expostos na BE para que toda a comunidade educativa pudesse folhear e apreciar.
Competências do PASEO
- Linguagens e Textos
- Informação e Comunicação
- Pensamento crítico e pensamento criativo
- Relacionamento interpessoal
- Desenvolvimento pessoal e autonomia
- Sensibilidade estética e artística
- Saber técnico, científico e tecnológico
Nº de alunos envolvidos no desenvolvimento da atividade: 72
Nº de alunos que a quem a atividade foi exposta/mostrada: 191
Professores
Envolvidos na dinamização da atividade: Professora
Bibliotecária, 3 professores titulares
Professores recetores da atividade: 9 PT; 5 Educação Especial
Pessoal não
docente: 14
Total: 294


Janeiro a junho de 2024
Livros para integrar
Espaço de reflexão em torno da leitura do livro "Carta à minha filha", de Maya Angelou e de "História de uma gaivota e do gato que a ensinou a voar", de Luís Sepúlveda - tempo para ler e pensar - com enquadramento de atividades de inclusão (alunos migrantes) desenvolvidas na biblioteca: leitura orientada e a par com alunos oriundos do estrangeiro
Presencial (semanal)
Tecnologias: Não
Disciplinas - atividade da biblioteca
Nível de ensino - 3.º ciclo e secundário
Ano de escolaridade - 8.º, 10.º e 11.ºanos
N.º de turmas - 3 alunos

Dezembro de 2023
"A galinha e o faisão"
"A galinha e o faisão", um conto africano, foi lido e explorado em todas as turmas do 1º ano. A atividade cumpriu vários propósitos, nomeadamente:
- explorar a leitura de histórias como momentos de fruição,
- desenvolver as competências interpretativas;
- melhorar a expressão oral – através do reconto da história;
- promover a expressão artística.
Da leitura do conto resultaram trabalhos de expressão plástica.
Competências do PASEO
- Linguagens e Textos
- Relacionamento interpessoal
- Desenvolvimento pessoal e autonomia
- Sensibilidade estética e artística
Nº de alunos envolvidos no desenvolvimento da atividade - 60
Professores
Envolvidos na dinamização da atividade: Professora
Bibliotecária e 3 professores titulares e 3 professores de Educação Especial
Pessoal não
docente: 2
Total: 68

Novembro de 2023
"As mãos sujas"
Espaço de reflexão em torno da leitura do livro "As mãos sujas", de J. P. Sartre - tempo para ler e pensar - com enquadramento da figura de J. P. Sartre e de Simone Beauvoir na filosofia de século XX e no turismo político ocorrido em Portugal após o 25 de abril.
Tecnologias: exploração do power point realizado pela professora bibliotecária como leitmotiv para debate e apresentação oral do livro pelos alunos.
Atividade presencial (Anual)
Disciplinas - Filosofia e Sociologia
Nível de ensino - secundário
Ano de escolaridade - 11.º e 12.º
N.º de turmas - 2

Leitura orientada
- Divulgar, junto dos docentes, os conjuntos de exemplares múltiplos existentes na biblioteca.
- Elaborar/ implementar roteiros de leitura orientada em sala de aula que contemplem o desenvolvimento de estratégias de compreensão (atividades antes, durante e depois da leitura).
- Proporcionar atividades lúdico-pedagógicas, em pequeno grupo, para superar dificuldades de leitura.
- Realizar círculos de leitura.
- Operacionalizar o desenvolvimento do projeto pessoal de leitura.
- Propor atividades de escrita, em diferentes disciplinas/ áreas disciplinares, associando-as a leituras realizadas.
- Proporcionar oportunidades de reflexão em torno de leituras - tempo para ler e pensar.
- Organizar momentos de treino intencional da fluência leitora com recurso a leitura modelada.
- Promover a participação dos professores em formação específica na área da promoção da leitura e da escrita.
- Organizar um programa de voluntariado de leitura, com o envolvimento de elementos internos ou externos à escola.
- ...






