Leitura orientada

Abril a maio de 2024


"Estado Novo vs Democracia"

Estado Novo vs Democracia na obra de Mia Couto

Espaço de reflexão em torno da leitura dos livros "Vinte e Zinco" e "Cada homem é uma raça", de Mia Couto - tempo para ler e pensar - enquadrado nas comemorações do 25 de abril.

Tecnologias Sim

Atividade presencial (Trimestral)

Disciplinas - Português

Nível de ensino - 3.º ciclo

Ano de escolaridade - 9.º

N.º de turmas - 1

Abril de 2024


"A primavera silenciosa"

Espaço de reflexão em torno da leitura do livro "A Primavera Silenciosa", de Rachel Carson - tempo para ler e pensar - com enquadramento da Filosofia da Ciência sobre as questões ecológicas.

Presencial (Anual)

Tecnologias: Não

Disciplinas - Filosofia e Física e Química

Nível de ensino - secundário

Ano de escolaridade - 11.º

N.º de turmas - 2

Abril de 2024


"Era uma vez o 25 de abril"

Espaço de reflexão em torno da leitura do livro "Era uma vez o 25 de abril", de José Fanha - tempo para ler e pensar - enquadrado nas comemorações do 25 de abril.

Presencial (Trimestral)

Tecnologias: Sim

Disciplinas - História

Nível de ensino - 3.º ciclo

Ano de escolaridade - 8.º e 9.º

N.º de turmas - 5

Março de 2024


"O Príncipe nabo"

"O príncipe nabo" de Ilse Losa convertido em sólidos geométricos, com estudo dos títulos nobiliárquicos e a elaboração de cartões de apresentação foi uma exposição que esteve patente na Biblioteca Escolar e muito tem agrado aos alunos verem os seus trabalhos em destaque e valorizados pela Comunidade Educativa.

Os alunos do 5º B, leram e "dramatizaram" a obra: "O Príncipe Nabo", de Ilse Losa, na aula de português com a Professora Sónia Pereira Teixeira. Ao longo da leitura, os alunos leitores conseguiram sentir várias emoções em relação às personagens… A princesa Beatriz, ao longo do primeiro ato, irritou os nossos pequenos leitores pela sua postura rebelde, mimada e trocista. A Marquesa de Fanfarronada arrancou as melhoras gargalhadas, aos nossos leitores, impossível não rir ao som dos "rr" carregados nas falas da Marquesa, concordam? O Rei e o Marechal da corte foram os personagens bem recebidos e compreendidos, afinal só queriam assegurar que o reino da Abundância tivesse um príncipe consorte e já não aguentavam a procura pelo príncipe perfeito, da princesa trocista! A cada rejeição, da princesa Beatriz aos seus pretendentes, sentiu-se a solidariedade e compaixão nos olhares e nos comentários feitos em sala de aula… A leitura é mágica quando sentida! A leitura desperta a nossa empatia! E com esta obra, asseguro que as emoções estiveram ao rubro!

Envolvidos neste encantamento, da leitura dramatizada, deu-se continuidade à exploração da obra: "O Príncipe Nabo", através da articulação com as disciplinas de Matemática, História e Geografia de Portugal e Inglês. A partir de uma planificação de sólidos geométricos, "nasceram" na aula de matemática, a princesa Beatriz e o príncipe Austero, ou como diria a nossa princesa, "o príncipe Nabo da Nabolândia"! E se o título da obra apresenta um título nobiliárquico - "O Príncipe Nabo"- em História e Geografia de Portugal, os nossos pequenos Historiadores pesquisaram e registaram os títulos nobiliárquicos, concedidos desde a Antiguidade, a pessoas que faziam parte da Nobreza. Na disciplina de Inglês traduziram os títulos reiterando que o objetivo era estabelecer uma relação de vassalagem entre o nobre e o Rei.

Na aula de português, a atividade terminou com a escrita de um cartão de apresentação, em que cada aluno assumiu ser a princesa Beatriz ou o Príncipe Austero e apresentou-se, física e/ou psicologicamente, ao "Reino".

Março de 2024


"Dia da Árvore / Dia da Poesia"

Partindo da leitura da parte inicial da história "A árvore generosa", de Shel Silverstein, os alunos imaginaram finais diferentes. Em seguida leram o final da história original e dramatizaram-na como forma de comemoração do Dia da Árvore/Dia da Poesia.

Finalmente, os alunos fizeram Herbários, recolhendo do jardim da Escola / Parques / Casa plantas que depois classificaram. Os Herbários foram expostos na BE para que toda a comunidade educativa pudesse folhear e apreciar.

Competências do PASEO

- Linguagens e Textos

- Informação e Comunicação

- Pensamento crítico e pensamento criativo

- Relacionamento interpessoal

- Desenvolvimento pessoal e autonomia

- Sensibilidade estética e artística

- Saber técnico, científico e tecnológico

Nº de alunos envolvidos no desenvolvimento da atividade: 72

Nº de alunos que a quem a atividade foi exposta/mostrada: 191

Professores Envolvidos na dinamização da atividade: Professora Bibliotecária, 3 professores titulares

Professores recetores da atividade: 9 PT; 5 Educação Especial

Pessoal não docente: 14

Total: 294

Janeiro a junho de 2024


Livros para integrar

Espaço de reflexão em torno da leitura do livro "Carta à minha filha", de Maya Angelou e de "História de uma gaivota e do gato que a ensinou a voar", de Luís Sepúlveda - tempo para ler e pensar - com enquadramento de atividades de inclusão (alunos migrantes) desenvolvidas na biblioteca: leitura orientada e a par com alunos oriundos do estrangeiro

Presencial (semanal)

Tecnologias: Não

Disciplinas - atividade da biblioteca

Nível de ensino - 3.º ciclo e secundário

Ano de escolaridade - 8.º, 10.º e 11.ºanos

N.º de turmas - 3 alunos

Dezembro de 2023


"A galinha e o faisão"

"A galinha e o faisão", um conto africano, foi lido e explorado em todas as turmas do 1º ano. A atividade cumpriu vários propósitos, nomeadamente:

- explorar a leitura de histórias como momentos de fruição,

- desenvolver as competências interpretativas;

- melhorar a expressão oral – através do reconto da história;

- promover a expressão artística.

Da leitura do conto resultaram trabalhos de expressão plástica.

Competências do PASEO

- Linguagens e Textos

- Relacionamento interpessoal

- Desenvolvimento pessoal e autonomia

- Sensibilidade estética e artística

Nº de alunos envolvidos no desenvolvimento da atividade - 60

Professores Envolvidos na dinamização da atividade: Professora Bibliotecária e 3 professores titulares e 3 professores de Educação Especial

Pessoal não docente: 2

Total: 68

Novembro de 2023


"As mãos sujas"

Espaço de reflexão em torno da leitura do livro "As mãos sujas", de J. P. Sartre - tempo para ler e pensar - com enquadramento da figura de J. P. Sartre e de Simone Beauvoir na filosofia de século XX e no turismo político ocorrido em Portugal após o 25 de abril.

Tecnologias: exploração do power point realizado pela professora bibliotecária como leitmotiv para debate e apresentação oral do livro pelos alunos.

Atividade presencial (Anual)

Disciplinas - Filosofia e Sociologia

Nível de ensino - secundário

Ano de escolaridade - 11.º e 12.º

N.º de turmas - 2

Leitura orientada

  • Divulgar, junto dos docentes, os conjuntos de exemplares múltiplos existentes na biblioteca.
  • Elaborar/ implementar roteiros de leitura orientada em sala de aula que contemplem o desenvolvimento de estratégias de compreensão (atividades antes, durante e depois da leitura).
  • Proporcionar atividades lúdico-pedagógicas, em pequeno grupo, para superar dificuldades de leitura.
  • Realizar círculos de leitura.
  • Operacionalizar o desenvolvimento do projeto pessoal de leitura.
  • Propor atividades de escrita, em diferentes disciplinas/ áreas disciplinares, associando-as a leituras realizadas.
  • Proporcionar oportunidades de reflexão em torno de leituras - tempo para ler e pensar.
  • Organizar momentos de treino intencional da fluência leitora com recurso a leitura modelada.
  • Promover a participação dos professores em formação específica na área da promoção da leitura e da escrita.
  • Organizar um programa de voluntariado de leitura, com o envolvimento de elementos internos ou externos à escola.
  • ...
Crie o seu site grátis! Este site foi criado com a Webnode. Crie o seu gratuitamente agora! Comece agora