Leitura orientada
Abril a maio de 2024
"Estado Novo vs Democracia"
Estado Novo vs Democracia na obra de Mia Couto
Espaço de reflexão em torno da leitura dos livros "Vinte e Zinco" e "Cada homem é uma raça", de Mia Couto - tempo para ler e pensar - enquadrado nas comemorações do 25 de abril.
Tecnologias Sim
Atividade presencial (Trimestral)
Disciplinas - Português
Nível de ensino - 3.º ciclo
Ano de escolaridade - 9.º
N.º de turmas - 1
Abril de 2024
"A primavera silenciosa"
Espaço de reflexão em torno da leitura do livro "A Primavera Silenciosa", de Rachel Carson - tempo para ler e pensar - com enquadramento da Filosofia da Ciência sobre as questões ecológicas.
Presencial (Anual)
Tecnologias: Não
Disciplinas - Filosofia e Física e Química
Nível de ensino - secundário
Ano de escolaridade - 11.º
N.º de turmas - 2
Abril de 2024
"Era uma vez o 25 de abril"
Espaço de reflexão em torno da leitura do livro "Era uma vez o 25 de abril", de José Fanha - tempo para ler e pensar - enquadrado nas comemorações do 25 de abril.
Presencial (Trimestral)
Tecnologias: Sim
Disciplinas - História
Nível de ensino - 3.º ciclo
Ano de escolaridade - 8.º e 9.º
N.º de turmas - 5
Março de 2024
"O Príncipe nabo"
"O príncipe nabo" de Ilse Losa convertido em sólidos geométricos, com estudo dos títulos nobiliárquicos e a elaboração de cartões de apresentação foi uma exposição que esteve patente na Biblioteca Escolar e muito tem agrado aos alunos verem os seus trabalhos em destaque e valorizados pela Comunidade Educativa.
Os alunos do 5º B, leram e "dramatizaram" a obra: "O Príncipe Nabo", de Ilse Losa, na aula de português com a Professora Sónia Pereira Teixeira. Ao longo da leitura, os alunos leitores conseguiram sentir várias emoções em relação às personagens… A princesa Beatriz, ao longo do primeiro ato, irritou os nossos pequenos leitores pela sua postura rebelde, mimada e trocista. A Marquesa de Fanfarronada arrancou as melhoras gargalhadas, aos nossos leitores, impossível não rir ao som dos "rr" carregados nas falas da Marquesa, concordam? O Rei e o Marechal da corte foram os personagens bem recebidos e compreendidos, afinal só queriam assegurar que o reino da Abundância tivesse um príncipe consorte e já não aguentavam a procura pelo príncipe perfeito, da princesa trocista! A cada rejeição, da princesa Beatriz aos seus pretendentes, sentiu-se a solidariedade e compaixão nos olhares e nos comentários feitos em sala de aula… A leitura é mágica quando sentida! A leitura desperta a nossa empatia! E com esta obra, asseguro que as emoções estiveram ao rubro!
Envolvidos neste encantamento, da leitura dramatizada, deu-se continuidade à exploração da obra: "O Príncipe Nabo", através da articulação com as disciplinas de Matemática, História e Geografia de Portugal e Inglês. A partir de uma planificação de sólidos geométricos, "nasceram" na aula de matemática, a princesa Beatriz e o príncipe Austero, ou como diria a nossa princesa, "o príncipe Nabo da Nabolândia"! E se o título da obra apresenta um título nobiliárquico - "O Príncipe Nabo"- em História e Geografia de Portugal, os nossos pequenos Historiadores pesquisaram e registaram os títulos nobiliárquicos, concedidos desde a Antiguidade, a pessoas que faziam parte da Nobreza. Na disciplina de Inglês traduziram os títulos reiterando que o objetivo era estabelecer uma relação de vassalagem entre o nobre e o Rei.
Na aula de português, a atividade terminou com a escrita de um cartão de apresentação, em que cada aluno assumiu ser a princesa Beatriz ou o Príncipe Austero e apresentou-se, física e/ou psicologicamente, ao "Reino".
Março de 2024
"Dia da Árvore / Dia da Poesia"
Partindo da leitura da parte inicial da história "A árvore generosa", de Shel Silverstein, os alunos imaginaram finais diferentes. Em seguida leram o final da história original e dramatizaram-na como forma de comemoração do Dia da Árvore/Dia da Poesia.
Finalmente, os alunos fizeram Herbários, recolhendo do jardim da Escola / Parques / Casa plantas que depois classificaram. Os Herbários foram expostos na BE para que toda a comunidade educativa pudesse folhear e apreciar.
Competências do PASEO
- Linguagens e Textos
- Informação e Comunicação
- Pensamento crítico e pensamento criativo
- Relacionamento interpessoal
- Desenvolvimento pessoal e autonomia
- Sensibilidade estética e artística
- Saber técnico, científico e tecnológico
Nº de alunos envolvidos no desenvolvimento da atividade: 72
Nº de alunos que a quem a atividade foi exposta/mostrada: 191
Professores
Envolvidos na dinamização da atividade: Professora
Bibliotecária, 3 professores titulares
Professores recetores da atividade: 9 PT; 5 Educação Especial
Pessoal não
docente: 14
Total: 294
Janeiro a junho de 2024
Livros para integrar
Espaço de reflexão em torno da leitura do livro "Carta à minha filha", de Maya Angelou e de "História de uma gaivota e do gato que a ensinou a voar", de Luís Sepúlveda - tempo para ler e pensar - com enquadramento de atividades de inclusão (alunos migrantes) desenvolvidas na biblioteca: leitura orientada e a par com alunos oriundos do estrangeiro
Presencial (semanal)
Tecnologias: Não
Disciplinas - atividade da biblioteca
Nível de ensino - 3.º ciclo e secundário
Ano de escolaridade - 8.º, 10.º e 11.ºanos
N.º de turmas - 3 alunos
Dezembro de 2023
"A galinha e o faisão"
"A galinha e o faisão", um conto africano, foi lido e explorado em todas as turmas do 1º ano. A atividade cumpriu vários propósitos, nomeadamente:
- explorar a leitura de histórias como momentos de fruição,
- desenvolver as competências interpretativas;
- melhorar a expressão oral – através do reconto da história;
- promover a expressão artística.
Da leitura do conto resultaram trabalhos de expressão plástica.
Competências do PASEO
- Linguagens e Textos
- Relacionamento interpessoal
- Desenvolvimento pessoal e autonomia
- Sensibilidade estética e artística
Nº de alunos envolvidos no desenvolvimento da atividade - 60
Professores
Envolvidos na dinamização da atividade: Professora
Bibliotecária e 3 professores titulares e 3 professores de Educação Especial
Pessoal não
docente: 2
Total: 68
Novembro de 2023
"As mãos sujas"
Espaço de reflexão em torno da leitura do livro "As mãos sujas", de J. P. Sartre - tempo para ler e pensar - com enquadramento da figura de J. P. Sartre e de Simone Beauvoir na filosofia de século XX e no turismo político ocorrido em Portugal após o 25 de abril.
Tecnologias: exploração do power point realizado pela professora bibliotecária como leitmotiv para debate e apresentação oral do livro pelos alunos.
Atividade presencial (Anual)
Disciplinas - Filosofia e Sociologia
Nível de ensino - secundário
Ano de escolaridade - 11.º e 12.º
N.º de turmas - 2
Leitura orientada
- Divulgar, junto dos docentes, os conjuntos de exemplares múltiplos existentes na biblioteca.
- Elaborar/ implementar roteiros de leitura orientada em sala de aula que contemplem o desenvolvimento de estratégias de compreensão (atividades antes, durante e depois da leitura).
- Proporcionar atividades lúdico-pedagógicas, em pequeno grupo, para superar dificuldades de leitura.
- Realizar círculos de leitura.
- Operacionalizar o desenvolvimento do projeto pessoal de leitura.
- Propor atividades de escrita, em diferentes disciplinas/ áreas disciplinares, associando-as a leituras realizadas.
- Proporcionar oportunidades de reflexão em torno de leituras - tempo para ler e pensar.
- Organizar momentos de treino intencional da fluência leitora com recurso a leitura modelada.
- Promover a participação dos professores em formação específica na área da promoção da leitura e da escrita.
- Organizar um programa de voluntariado de leitura, com o envolvimento de elementos internos ou externos à escola.
- ...