Leitura recreativa
Dezembro de 2024 a janeiro de 2025
Abril e maio de 2025
Três Tempos com Capicua e Inês Malheiro
Três tempos: escrever, compor e apresentar. Três grupos de adolescentes, de três cidades diferentes, juntos para explorar os misteriosos caminhos da criação.
Num primeiro momento, instigados por mim a trabalhar a palavra, foram da ideia à letra, passando pelo debate, pela pesquisa, pelo aprofundamento e pela síntese, pensando mensagem e abordagem, sempre com atenção aos recursos que fazem de um poema canção. Mas mais importante que a escrita, foi olhar em redor, olhando também para dentro, para pensar o mundo e fazer da palavra ferramenta, no eixo individual-coletivo, pessoal-político, porque na subjetividade cabe tudo.
Depois, passaram ao som com Luís Montenegro (em Lisboa), Gonçalo Alegre (em Viseu) e Inês Malheiro (em Braga), trabalhando a composição a partir do texto, em várias sessões de experimentação, com voz, instrumentos e programas de música eletrónica, que resultaram em música para cantar, declamar ou debitar em rap.
Há abordagens mais teatrais e outras mais baseadas no potencial dos instrumentos. Há a força do coletivo que entoa em coro a mesma frase e muito espaço para a voz própria, íntima e confessional. Há temas mais solares e muito pensamento sobre coisas sérias: da emigração jovem, à violência doméstica, da quebra de ciclos traumáticos, à dificuldade de fazer escolhas, das guerras ao luto, sempre com olhos no futuro.
Finalmente, chegam ao palco, onde tudo culmina, em carne, osso, voz e movimento, com três espetáculos feitos à medida das suas ideias, para apresentar o trabalho feito com todo o ímpeto. Três espetáculos que, partindo da mesma proposta e do mesmo método, são muito diferentes entre si.
Este processo, porém, não se cumpre ao cair do pano, sendo antes o gatilho para que a experimentação continue, na vida de cada um, agora que conhecem bem os atalhos para concretizar em palavra e em música tanto potencial criativo.
Maio de 2025
Final do Festival de Poesia

No dia 5 de Maio, as palavras levantaram voo na Biblioteca da Escola Básica de Gualtar, rompendo o silêncio das páginas dos livros que lá moram. Ergueram-se as vozes dos poetas, assinalando-se o Dia Mundial da Língua Portuguesa e comemorando-se os quinhentos anos do nascimento de Luís de Camões — poeta maior da língua, viajante de mundos, artífice de imagens que perduram.
A manhã iniciou-se com um acolhimento caloroso e uma evocação da nossa língua comum, falada por milhões de falantes, em vários continentes, com os seus múltiplos sotaques de ternura. E foi nesse espírito de união e de sonho que se abriu a final do Festival de Poesia, momento alto de um percurso feito de leitura, escuta e partilha, lembrando que a poesia é uma forma de paz num mundo de caos e violência.
Os alunos finalistas dos 2.º e 3.º ciclos declamaram poemas de múltiplas proveniências — autores consagrados, contemporâneos, e também poemas da sua própria autoria, onde se revelaram inquietações, desejos e descobertas. Contudo, a figura máxima do festival foi Camões: os seus versos, plenos de musicalidade, amor e saudade, ecoaram pelas paredes da biblioteca, lembrando-nos que a poesia é uma forma de permanência no tempo.
O festival foi abrilhantado por uma convidada muito especial: a soprano Ana Paula Matos,cuja voz poderosa e límpida interpretou dois vilancetes camonianos, musicados por Croner de Vasconcellos — Descalça vai para a fonte e Nafonte está Leonor. Foi um momento de cumplicidade entre a música e a poesia, onde avoz se cruzou com os versos de Camões e fez da biblioteca um lugar de (en)canto para o público, provando que a música e a poesia nascem, muitas vezes, do mesmo sopro divino.
O momento foi, sem dúvida, uma festa da palavra e da liberdade criadora. Os prémios atribuídos, com o honroso título de Prémio Camões, distinguiram não apenas os melhores intérpretes, mas todos os que ousaram voar com as suas próprias palavras, com poemas originais. Porque, como se ouviu ecoar na despedida: há bibliotecas que dão asas aos livros e encorajam o voo das palavras a sair do coração dos jovens poetas.
E nesse dia, em Gualtar, os jovens poetas voaram. E Camões, lá do alto, sorriu.



Junho de 2024
Meninos de todas as cores
Meninos de Todas as Cores
Na sequência da celebração do Dia da Comunidade Intercultural, alunos de diferentes turmas do 4º ano prepararam a leitura de "Meninos de Todas as cores" de Luísa Ducla Soares.
Esta leitura foi apresentada aos alunos da escola Eb1, e foi igualmente lida aos alunos da Escola Básica de Gualtar.
Os alunos foram vestidos com trajes típicos de diferentes partes do mundo.
Competências do PASEO
- Pensamento crítico e pensamento criativo
- Relacionamento interpessoal
- Desenvolvimento pessoal e autonomia
Nº de alunos envolvidos no desenvolvimento da atividade: 72
Nº de alunos que a quem a atividade foi exposta/mostrada: 191 (EB1) + 250 (EB 2,3 Gualtar)
Professores
Envolvidos na dinamização da atividade: Professora
Bibliotecária e3 professores titulares
Pessoal não
docente: 25
Total: 542
Maio de 2024
Final do Festival de Poesia
Cerca de 40 alunos desde o 2º ao 3º ciclos participaram na Final do Festival de Poesia de Português.
Desde os mais novos aos mais velhos, os alunos declamaram com entusiasmo os seus poemas na Biblioteca.
O festival teve a presença da Ana Paula Matos que encantou os presentes com as suas melodias.
Este momento poético é já uma tradição na EB de Gualtar e, como forma de recordar o passado, estiveram presentes alguns antigos professores de Português.
Parabéns aos alunos que declamaram e encantaram.
Foi sem dúvida um belo momento organizado pelos professores de Português.


Abril de 2024
Festival de Poesia
Nos dias 16, 18, 19 e 22 de abril decorreu, na Biblioteca, o Festival de Poesia.
Este ano o tema globalizador foi "Abril".
Os professores de Português do 2º e 3º ciclos participaram com todas as turmas da escola neste momento de poesia que fez parte da semana da leitura.


Março de 2024
Se tu lesses o que eu li!
Mais de 30 alunos participarem nesta sessão de "Se tu lesses o que eu li", no dia 9 de março. Pela primeira vez a sessão foi presencial para a EB de Gualtar e online para alguns alunos da Secundária Carlos Amarante.
Foi um momento de partilha das experiências das leituras que os alunos realizaram e uma forma de tentar cativar os restantes alunos para os livros que cada um leu.


Fevereiro de 2024
As preocupações do Billy
Os alunos dos primeiro e segundo anos exploraram na BE a história "As Preocupações do Billy ", de Anthony Browne. Depois de um diálogo sobre o livro os alunos foram convidados a fazer os seus próprios bonecos que depois foram expostos na BE.
Competências do PASEO
- Linguagens e Textos
- Pensamento crítico e pensamento criativo
- Relacionamento interpessoal
- Desenvolvimento pessoal e autonomia
- Sensibilidade estética e artística
Nº de alunos envolvidos no desenvolvimento da atividade: 60
Nº de alunos que a quem a atividade foi exposta/mostrada: 202
Professores
Envolvidos na dinamização da atividade: Professora
Bibliotecária, 3 professores titulares
Professores recetores da atividade: 9 PT; 5 Educação Especial
Pessoal não docente: 14
Total: 294


Janeio de 2024
Vamos contar um segredo
Os alunos do primeiro ano exploraram na BE a história "Vamos contar um segredo…", de António Torrado. Com base na história e no quadro dentro da história, pintaram os seus próprios quadros que seguidamente foram expostos na BE. A partir dessa exposição os "pintores" convidaram os seus colegas da escola e explicaram o "segredo do seu quadro".
Competências do PASEO
- Linguagens e Textos
- Pensamento crítico e pensamento criativo
- Relacionamento interpessoal
- Desenvolvimento pessoal e autonomia
- Sensibilidade estética e artística
Nº de alunos envolvidos no desenvolvimento da atividade: 60
Nº de alunos que a quem a atividade foi exposta/mostrada: 202
Professores
Envolvidos na dinamização da atividade: Professora Bibliotecária, 3 professores titulares
Professores
recetores da atividade: 9 PT; 5
Educação Especial
Pessoal não
docente 14
Total: 294

Dezembro de 2023
Se tu lesse o que eu li!
No âmbito do clube de leitura de Gualtar e do Escola a Ler realiza-se na Biblioteca de Gualtar uma sessão intitulada: "Se tu lesses o que eu li!", no dia 12 de dezembro de 2023 pelas 10h00.
Realizou-se uma partilha de leituras que pretendeu inspirar a escolha dos leitores nos próximos livros a ler.
Participaram cerca de 12 alunos que deliciaram os colegas com as experiências vividas nas suas leituras.

Leitura recreativa
- Diversificar a coleção, tendo em conta a aquisição de livros/ revistas/ jornais em diferentes suportes, de acordo com os interesses dos leitores.
- Envolver os alunos em iniciativas lúdico-pedagógicas que impliquem a leitura e a realização de atividades com ela relacionadas.
- Organizar concursos de leitura e de escrita.
- Promover encontros com escritores, ilustradores, contadores de histórias, envolvendo os alunos na sua organização.
- Proporcionar oportunidades de leitura diária, em silêncio, em horário curricular ou extracurricular.
- Sugerir leituras no âmbito do currículo de diferentes disciplinas.
- Incentivar a leitura autónoma e a requisição de livros na biblioteca.
- Organizar mostras de livros: novidades, por tema, por autor…
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