Envolvimento da família
Abril de 2025
Semana da Leitura. Adivinha quem vem...?
No âmbito da semana da leitura a BE convidou os pais /EE das diferentes turmas para partilharem leituras na biblioteca. Foram várias e diferentes as opções literárias dos Pais, mas todas as histórias encantaram os alunos que tiveram o prazer de os ouvir.
Novembro de 2024 a junho de 2025
LER Fora da escola
A RBE propôs o Projeto e a Biblioteca Escolar desafiou o Jardim de Infância de Pedralva, que aderiu sem reservas. O projeto visa a mobilização dos Pais e EE para a leitura com os seus educandos, mediante acompanhamento e monitorização da Educadora e da PB. No final da implementação do projeto desafiamos os Encarregados de Educação a dar a sua opinião sobre o mesmo.



Janeiro a Março de 2024
A manta
A leitura do livro "A Manta", de Isabel Minhós Martins, serviu de mote para diversas atividades:
de mote para diversas atividades:
- exploração da obra com recurso a aplicações digitais:
wordwall, Thingling, google forms, menti … e a recursos analógicos;
- relato oral individual com base num retalho trazido para a
escola;
- escrita criativa individual sobre um retalho trazido para
escola;
- convite dos pais / avós a irem à BE para confecionarem uma
manta coletiva;
- partilha da história da Manta confecionada pela turma noutras
turmas da escola;
- Exposição na BE
Competências do PASEO
- Linguagens e Textos
- Informação e Comunicação
- Pensamento crítico e pensamento criativo
- Relacionamento interpessoal
- Desenvolvimento pessoal e autonomia
- Sensibilidade estética e artística
Nº de alunos envolvidos no desenvolvimento da atividade: 136
Nº de alunos que a quem a atividade foi exposta/mostrada: 124
Nº de Encarregados de Educação / Avós: 78
Professores Envolvidos na dinamização da atividade:
Professora Bibliotecária e 6 professores titulares e 2 professores
de Educação Especial
Professores recetores da atividade: 6 PT; 4 Educação Especial
Pessoal não docente: 14
Total: 371
Envolvimento da família
- Organizar dinâmicas que prevejam a leitura domiciliária em família.
- Convidar pais e outros elementos da comunidade a lerem para os alunos, em momentos previamente acordados.
- Realizar oficinas para famílias sobre a importância da leitura/ formas de ler para as crianças/ mediação de leitura/ seleção de livros.
- Incentivar os pais a frequentar bibliotecas, livrarias e feiras do livro com as crianças.
- Criar desafios de leitura para as famílias.
- Organizar eventos literários dirigidos às famílias.
- Interagir com as famílias, de formas diversificadas, através de meios digitais.
- ...


