Socialização da leitura

Junho de 2025


Cartas de amor são ridículas?

Será que as cartas de amor são ridículas?
Com base no trabalho desenvolvido nas Cartas de amor com Camôes, 3 turmas do 7º ano vieram até à biblioteca no dia 2 de junho de 2025, debater se as cartas de amor ainda são atuais.
Foi apresentada uma breve evolução das cartas e do seu papel ao longo dos tempos. Olhou-se para as novas formas de comunicar e do gradual declínio da carta em formato de papel. Desde as redes sociais, aos influencers/ídolos tudo se tornou mais rápido, mas será que mais superficial?
Mas apesar detodas as transformações, com Camões como mote, o amor continua a ser um sentimento que envolve toda a humanidade.
Foi uma sessão interessante onde o amor romântico com cartas e espera, se defrontou com o espontâneo e imediato tão normal para os alunos.

Junho de 2025


O MURO - Leitura encenada

E as leituras continuam, com partilhas sempre novas!

A Biblioteca Escolar deu Voz aos Alunos. Através da leitura e exploração do livro "O Muro". Posteriormente os 250 alunos da EB1 de Gualtar fizeram a dramatização da história numa apresentação no Dia da Comunidade Intercultural , que teve lugar na Escola Básica de Gualtar. 


Maio de 2025


Se tu lesses o que eu li!

E as leituras continuam, com partilhas sempre novas!

Um grupo de cerca de 20 alunos do 3º Ciclo, sempre ávidos de novas leituras estiveram na Biblioteca no dia 27 de maio de 2025 pelas 14:05.

Foi mais um momento enriquecedor em que os alunos partilharam a obra que estavam a ler, tentando despertar a cuiosidade dos restantes membros do clube.

A leitura é uma porta para o conhecimento e a imaginação, enriquecendo a vida com
novas perspetivas e experiências. Esta estimula a criatividade, a imaginação, aprimora
o vocabulário e o sentido crítico, além de ser uma fonte inesgotável de prazer. Paula-
tinamente, os alunos vão compreendendo que a "leitura é uma travessia de si próprio"
como defendia José Saramago ou que "A leitura é para a mente o que o exercício é para o corpo" como defendia Joseph Addison.


Janeiro, março e maio de 2025


Leitura intergeracionais

A BE exponencia a ligação dos alunos à comunidade. Neste sentido, os alunos do 3º e 4º ano deslocaram-se ao LAR da freguesia de Gualtar "FelizMenteLar" para partilharem leituras, nomeadamente de Luís de Camões.


Janeiro a março de 2025


Camões, O que os olhos veem

E as leituras continuam, com partilhas sempre novas!

A Biblioteca Escolar convidou os alunos a lerem e cantarem Camões. Resgatamos o poema "Verdes são os campos" e, com a ajuda da IA, criamos uma música. Os alunos cantaram o poema numa sonoridade contemporânea. 


Outubro de 2024 a maio de 2025


Vemos, ouvimos e lemos. Escrevemos e transformamos.

O projeto Vemos, Ouvimos e Lemos. Escrevemos e Transformamos é um projeto que visa provocar um movimento que transforme os jovens da Escola Secundária Carlos Amarante (os atores do movimento), envolva os alunos do Agrupamento (os espetadores do movimento) e que metamorfoseie a palavra escrita (alavanca do movimento) através de manifestações artísticas que incorporem palavra-som-imagem. 


Dezembro de 2024


Se tu lesses o que eu li!

No âmbito do clube de leitura de Gualtar e do projeto Escola a Ler mais e melhor, realizou-se, na Biblioteca de Gualtar, mais uma sessão do: "Se tu lesses o que eu li!", no dia 10 de dezembro de 2024 pelas 10h00.

Pretendeu-se realizar uma partilha de leituras que pretendia inspirar a escolha dos leitores nos próximos livros a ler.

Participaram cerca de 16 alunos que deliciaram os colegas com as experiências vividas nas suas leituras.

Parabéns aos participantes!

Dezembro de 2023 a março de 2024


Diários de  bordo

Numa parceria entre a Biblioteca Escolar e a Braga Media Arts, desenvolveu-se o projeto "Diários de Bordo" que "parte de técnicas plásticas e digitais para estimular a criatividade e sensibilidades artísticas. Na junção dos pontos em comum entre a fotografia, a criatividade e a tecnologia, os alunos têm a oportunidade de criar um filme de animação onde são representados sonhos saídos de uma máquina idealizada pelo coletivo. "Este trabalho foi seguido de uma apresentação nas diferentes turmas da Escola EB1 de Gualtar, em que os alunos 'realizadores' explicaram não apenas o processo de realização do filme, como contaram a história por detrás daquelas imagens em movimento.

Competências do PASEO

- Linguagens e Textos

- Informação e Comunicação

- Pensamento crítico e pensamento criativo

- Relacionamento interpessoal

- Desenvolvimento pessoal e autonomia

- Sensibilidade estética e artística

- Saber técnico, científico e tecnológico

Nº de alunos envolvidos no desenvolvimento da atividade: 72

Nº de alunos que a quem a atividade foi exposta/mostrada: 191

Professores Envolvidos na dinamização da atividade:

Professora Bibliotecária, 3 professores titulares

Professores recetores da atividade: 9 PT; 5 Educação Especial

Realizador / Ilustrador da entidade Braga Media Arts: 1

Total: 282

Socialização da leitura

  • Dinamizar clubes de leitura e de escrita.
  • Divulgar recomendações de leitura de alunos, professores, direção, auxiliares, pais/ encarregados de educação…
  • Promover debates sobre livros/ artigos de jornais/ revistas que permitam partilha de opiniões e preferências.
  • Organizar uma comunidade de leitura com adultos (pessoal docente, pessoal não docente, encarregados de educação…).
  • Promover a partilha regular de leituras na biblioteca e na sala de aula.
  • Criar um «consultório» de leitura e de escrita, envolvendo professores e alunos.
  • Organizar grupos de embaixadores da leitura.
  • Promover a leitura a par/ leituras emparelhadas.
  • ...
Crie o seu site grátis! Este site foi criado com a Webnode. Crie o seu gratuitamente agora! Comece agora