Socialização da leitura
![](https://284e944b67.cbaul-cdnwnd.com/4ea2b87faa4fdaa9398c24192691c2cb/200000042-5a4785a479/di%C3%A1rios.jpeg?ph=284e944b67)
Dezembro de 2023 a março de 2024
Diários de bordo
Numa parceria entre a Biblioteca Escolar e a Braga Media Arts, desenvolveu-se o projeto "Diários de Bordo" que "parte de técnicas plásticas e digitais para estimular a criatividade e sensibilidades artísticas. Na junção dos pontos em comum entre a fotografia, a criatividade e a tecnologia, os alunos têm a oportunidade de criar um filme de animação onde são representados sonhos saídos de uma máquina idealizada pelo coletivo. "Este trabalho foi seguido de uma apresentação nas diferentes turmas da Escola EB1 de Gualtar, em que os alunos 'realizadores' explicaram não apenas o processo de realização do filme, como contaram a história por detrás daquelas imagens em movimento.
Competências do PASEO
- Linguagens e Textos
- Informação e Comunicação
- Pensamento crítico e pensamento criativo
- Relacionamento interpessoal
- Desenvolvimento pessoal e autonomia
- Sensibilidade estética e artística
- Saber técnico, científico e tecnológico
Nº de alunos envolvidos no desenvolvimento da atividade: 72
Nº de alunos que a quem a atividade foi exposta/mostrada: 191
Professores
Envolvidos na dinamização da atividade:
Professora Bibliotecária, 3 professores titulares
Professores
recetores da atividade: 9 PT; 5
Educação Especial
Realizador /
Ilustrador da entidade Braga Media Arts: 1
Total: 282
Socialização da leitura
- Dinamizar clubes de leitura e de escrita.
- Divulgar recomendações de leitura de alunos, professores, direção, auxiliares, pais/ encarregados de educação…
- Promover debates sobre livros/ artigos de jornais/ revistas que permitam partilha de opiniões e preferências.
- Organizar uma comunidade de leitura com adultos (pessoal docente, pessoal não docente, encarregados de educação…).
- Promover a partilha regular de leituras na biblioteca e na sala de aula.
- Criar um «consultório» de leitura e de escrita, envolvendo professores e alunos.
- Organizar grupos de embaixadores da leitura.
- Promover a leitura a par/ leituras emparelhadas.
- ...